Tuesday, June 3, 2008

Você é um homem ou um rato?

Certa vez eu me deparei com uma cena tão deprimente num lugar em Campina Grande. Fiquei perplexo. Nunca tinha visto de perto um ser humano numa situação daquelas: diabético, usando fraldas, um odor insuportável de urina e as duas pernas amputadas.

Quando ia voltando para casa nesse mesmo dia, no mesmo beco em que morava o senhor diabético, numa pilha de lixo um gato trucidava lentamente um rato ainda vivo a se debater. Comecei a pensar no senhor adoentado, incapacitado, sem muitas forças para lutar contra sua sina apesar de exibir um sorriso apático e uma simpatia cativantes, buscava visivelmente disfarçar sua apatia. Estava rendido e só aguardava pelo fim.

Nessa ocasião escrevi o texto que segue abaixo no meu antigo blog:

O RATO

Desesperado, ele olha para todos os obstáculos na imensidão de seu universo em busca de saídas estrategicamente abertas por ele em outros tempos. Julga conhecer todos os recantos e esconderijos que o cercam.
Mas onde estão seus locais de fuga mirabolantemente projetados? Onde foi parar sua sabedoria? Onde está o heroísmo intrépido que lhe era tão peculiar? Suas estripulias tão bem treinadas para encarar este fatídico dia em que seu inimigo o olha de frente feroz... viril... faminto... que recursos teria pra enfrentar tal criatura? Parecia agora tão pequeno e impotente. Não passa de um minúsculo ser infame com pretensões de grande dono de seu universo e conhecedor de todas as coisas. Não podia ludibriar aquela criatura nem domar aquela fúria devastadora.
Tenta em vão camuflar-se, esconder-se. Ele corre. Mal sabe que é uma mera peça no jogo cruel de seu inimigo brincalhão.
E quando por fim subjugado, torce pelo seu fim rápido e indolor mas nem nisso é atendido. É saboreado lentamente e vivo em um banquete macabro que precede a mordida fatal finalizando sua existência mesquinha e medíocre.
Embora tão precioso manjar não consiga, nem de perto, saciar a fome por carne e diversão desta fera mordaz.

Bruno "RuffyMaru" Palmeira - 26/08/2006

No comments: